21 de maio de 2007

Novo Circo no AMAC no dia 3 de Junho

Domingo, 3 de Junho, 16h00 (M/6)
AMAC JÚNIOR
Ferloscardo
(Novo Circo)
Duração: 50’ s/intervalo :: Ingressos: 3€ (preço único)O que se passará dentro de um circo quando ninguém está a ver? À noite no escuro?
Estarão as luzes apagadas na arena? Haverá alguém dentro do circo?
Estarão a fazer-se limpezas, arrumações?

Ninguém sabe, na verdade, porque quando não se está a ver tudo pode estar a acontecer. A única maneira de ultrapassar isso, é observar se há sombras projectadas para fora do circo.

Se houver, então alguma coisa acontece lá dentro, porque onde há sombras, há luz e figuras pelo caminho…Houve em tempos um circo que passeou pelo mundo sem nunca ter aberto as portas ao público.

À noite, algumas crianças mais curiosas conseguiram descobrir que o espectáculo acontecia às escondidas de todos e que só se podia ver do lado de fora, através das sombras que se projectavam.

O atirador de facas, por exemplo, parecia ter uma pontaria muito afiada. Mas tudo o que sobrava dele, quando o circo partia para outra cidade, era as cenouras com que actuava… A bailarina, outra das grandes figuras da sombra, parecia uma mulher muito elegante e esguia. Mas quando o circo partia para outra cidade, os vestígios que deixava para trás mostravam que era afinal um homem…Por isso concluiu-se que num circo de sombras nunca se sabe exactamente o que se passa. O que sabemos é que o circo tem sempre que surpreender o público com números novos. E para inventá-los é preciso o silêncio e a escuridão da noite, em que os animais dormem e descansam, uma música que atravesse o corpo e lhe dê energia, e a capacidade de inventar, com os mesmos objectos de todos os dias, qualquer coisa nova.

Um circo novo. Tão novo, tão novo, que já não é bem circo, mas novo circo.Por isso, ao entrarmos neste lugar, temos que estar preparados para ver dentro do escuro, num lugar onde nunca ninguém entra e onde nunca se sabe o que realmente acontece, mas onde se prepara qualquer coisa de muito especial.

0 Comments: